AS UNHAS ARTIFICIAIS – ORIGEM E EVOLUÇÃO NO TEMPO.

 

As primeiras unhas artificiais aparecem no mundo do cinema na época dos filmes mudos e a preto e branco. Na falta de expressão linguística ( diálogos, tom e voz…) e de cores, a expressão física do rosto e do corpo tinha um papel relevante e por conseguinte tinha de ser cuidada até o mínimo promenor ( até a ponta do dedo! ). Assim, para apresentar mãos impecáveis, foram concebidas unhas em porcelana. Todas as atrizes disponham do seu próprio kit de unhas ” feitas por medida “. Estas eram colocadas antes de cada filmagem e removidas depois , para serem cuidadosamente guardas. Esta forma de fabricar unhas por medida em porcelana não era , de forma alguma, viável comercialmente e destinava-se exclusivamente ao mundo do cinema e teatro .

A RESINA ACRÍLICA

Foi somente depois da Segunda Guerra Mundial, graças às novas aplicações que os produtos derivados de petróleo permitiram, que foram fabricadas as primeiras resinas acrílicas. Rapidamente percebeu-se que está resinas, com monómeros e polímeros ( líquido e pó ) poderiam ser facilmente trabalhadas com moldes.

Iniciou-se a “revolução do plástico”. Os produtos derivados de petróleo foram utilizados para conceber muitos utensílios e aparelhos domésticos como também inúmeros outros artigos de plástico ( peças de automóveis, brinquedos…).

Foi assim que se desenvolveu um tipo de resina especial para moldagem de unhas.
A porcelana foi logo esquecida, só sobreviveu em Portugal, até hoje, o nome “porcelana”. As unhas realizadas a base de resina acrílica, muito mais barata e de aplicação muito mais fácil, poderiam ser comercializadas em larga escala. Actualmente continua-se a seguir o método de trabalho da técnica inicial, a resina moldada em formas.

No entendo, a quantidade de resina tem melhorado constantemente.
Ainda recentemente, a maioria das resinas tornava-se amarelas após alguns dias e especialmente quando exposta frequentemente ao sol. Felizmente , este tipo de resina praticamente já desapareceu do mercado.

Todavia ainda subsiste um inconveniente, a aplicação da resina não é nada fácil, exige um processo de aprendizagem longo e profundo. Por outro lado, o resultado é ” espetacular ” e oferece uma grande resistência, o que é muito gratificante para as Estilistas de unhas, além de quebrar a rotina do seu trabalho mais corrente hoje : o GEL.

AS TÉCNICAS COM O GEL

As unhas realizadas com GEL , a “ultima geração ” de unhas artificiais são muito mais fáceis de aplicar e oferecem praticamente os mesmos resultados que as unhas em resina acrílica ( muitos profissionais afirmam ao dizer que as unhas realizadas com este método conseguem ter um aspecto mais ” natural ” do que a Resina ). Além disso, podem ser removidas com muita facilidade. Estes são os motivos do grande sucesso das técnicas de Gel nos salões de beleza e de centros de estética.

Creditos a Nails 21 escola de formação profissional de estilismo de unhas .

21 comments on “Unhas de Gel”

  1. Uau jurava que essa técnica era mais nova um pouco. Acho q por isso eu elogiava as unhas das atrizes e reclamava das minhas, eu não conhecia a técnica. Kkkkkkk mais uma vez Obrigada flor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *