35 dicas para bloggers iniciantes 

Oi Gente !

Resolvi trazer um conteúdo que será muito válido para mim e para vocês , uma ajuda muito preciosa. Não é um poste com dicas de como ser uma blogueira de sucesso de uma hora para outra sem ter trabalho, porque isso não é receita de bolo.

Pra ter um blog de sucesso é preciso ter muita dedicação e amor. O que diferencia um blog do outro é a persistência do autor .

Acredito que no começo sempre bate aquela vontade de desistir de tudo e voltar para o mesmo ; Jogar conversa fora no facebook, passar o dia todo no Instagram olhando fotos ou lá no Twitter lendo frases alheias.

Conversando com algumas blogueiras experientes, resolvi trazer as tão esperadas 35 dicas para blogueiras iniciantes. Coloque a mão na massa e vá lapidando as suas ideias ao longo do tempo . 

Nome: Jael Correia
Idade: 28
Naturalidade: Portuguesa
Blog: Coquette a Portuguesa
Especialidade do blog: Beleza
Rotina de Postagens: 3 x por semana

1 – Tudo o que se coloca no blog, tem de ser algo que se gostaria de ler nos outros blogs.
2 – Não fazer as coisas por obrigação mas por gosto e amor.
3 – Ser nós próprias, mesmo que isso implique mostrar algum defeito ou insegurança, ser verdadeira.
4 – Comentar os blogs que gostamos, é uma maneira de dar a conhecer o próprio espaço a quem admiramos.
5 – Não criar expectativas demasiado altas, o início pode ser complicado e desanimador, só o tempo e trabalho levará ao sucesso do blog.

——————————————————————————

Nome : Cátia Sousa
Idade : 23
Naturalidade : Portuguesa
Blog : Nada para vestir
Especialidade do blog : personal fashion blog
Rotina de Postagens : 2-3 dias por semana

1 – ser organizado
2 – estar a par das tendências
3 – ler e comentar outros blogs
4 – ser criativo mas honesto e humilde no seu conteúdo
5 – usar vários tipos de média, não só o blog, usar facebook instagram tweeter etc.

——————————————————————————-

Nome : Sandra
Idade : 19 anos
Naturalidade : Portuguesa
Blog: Diário de uma Africana
Especialidade do blog : Pessoal / Lifestyle / Entretenimento
Rotina de Postagens : 1 post por semana

1 – Anotar sempre as ideias num bloco de notas
2 – Manter o blog atualizado de forma regular
3 – Visitar e inspirar-se (jamais copiar) em outros blogs
4 – Saber divulgar da maneira certa, sem spam
5 – Estimular a criatividade e inovação. Ser um diferencial é o que permite ganhar destaque no meio.

  ——————————————————————–

Nome: Débora Fernanda Gessner
Idade: 23 anos
Naturalidade: Brasileira Catarina
Blog: Sete vidas Felinas
Especialidade do blog: Assuntos do Universo Feminino
Rotina de Postagens: 3 a 4 vezes na semana.

1- Defina os assuntos que vai tratar no seu blog. Principalmente coisas que você gosta e se identifica.

2- Faça no mínimo, 2 postagens no blog semanalmente. E mantenha outras redes sociais, como: facebook, fanpage, instagram, etc, diariamente atualizadas.

3- Não tenha medo ou vergonha de expor sua opinião. Acredite, sempre vai ter alguém que vai se identificar com aquilo que você pensa ou achou sobre determinado produto, filme, livro, etc.

4- Participe de grupos de Blogueiras no facebook para trocar ideias, pedir ajuda quando for preciso e trocar divulgações. Você vai conseguir leitoras fiéis através de grupos.

5- Comente nos blogs que você acompanha e gosta. Se você tem algo bom para dizer a alguém, diga. E não esqueça de junto do seu nome no comentário, anotar também o endereço do seu blog (assim a pessoa vai sentir a curiosidade de conhecer seu blog) e é assim que você conquista novos leitores.

——————————————————————————-

Oi oi, gente! Tudo bom com vocês? Meu nome é Gislaine Motti (mas pode me chamar de Gi), tenho 20 anos, sou brasileira e autora do blog Paraíso da Leitura desde os 13 anos! Talvez o assunto principal seja um tanto quando óbvio devido ao título, mas falo também de filmes, seriados e algumas coisinhas aleatórias – além dos livros, que foram o motivo pelo qual comecei a blogar.
A Gláucia me convidou para dar cinco dicas para blogueiras iniciantes e eu vou contar para vocês coisas que eu gostaria que tivessem me contado quando eu comecei, vamos lá?

1 – ESCREVA POR PRAZER
Sou uma pessoa muito perfeccionista e gosto de ter um calendário certo para o blog – no entanto, com a faculdade em período integral estava ficando muito difícil manter a meta e eu acabava me cobrando tanto que o prazer em escrever as postagens quase não existia. Foi assim que decidi definir apenas a meta de uma postagem, no mínimo, por semana – no dia que eu preferisse e que fosse melhor para mim. Senti que depois disso, fiquei muito mais animada para blogar – e acaba saindo três ou quatro postagens, se eu não tiver muita coisa da faculdade para fazer!
2 – ANOTE TUDO!
Tenho um caderninho que comprei exclusivamente para o Paraíso da Leitura e ele sempre está comigo. Assim, se eu tenho uma ideia de postagem incrível no ônibus ou qualquer outro lugar, eu anoto para não esquecer na correria do dia-a-dia. Também uso ele para planejar as postagens, destacar pontos importantes que não podem ficar de fora.
3 – PACIÊNCIA É SUA MELHOR AMIGA
Com meus 13 anos, eu ficava bem chateada quando fazia conteúdo pra ninguém – não tinha comentários e poucas visitas. Mas com o tempo eu aprendi que, mesmo que você ache que não, sempre tem alguém que pode admirar o seu trabalho. E é com persistência que você vai conquistar seu público, não desista!
4 – TENHA UM LAYOUT MARCANTE E ORGANIZADO
A primeira coisa que um potencial seguidor vai perceber no seu blog é, de fato, a aparência dele. Eu, por exemplo, não consigo passar muito tempo em blogs muito bagunçados, com excesso de informações. Mas também não acompanho blogs em que eu não encontre aquelas informações facilmente. Você deve ter o cuidado de deixar as informações às mãos do leitor – mas não saltando na cara dele, atrapalhando de ler sua postagem. É importamte ter um layout que expresse sua personalidade e não que apenas siga o padrão mais utilizado do momento – o Paraíso da Leitura é um exemplo, todo colorido e alegre, enquanto os layouts da moda são bem minimalistas. E olha, você nem precisa fazer um investimento nisso (ainda!) tem muitos layouts incríveis disponibilizados gratuitamente na internet.
5 – REVISE TUDO
Leia sua postagem uma, duas, três vezes antes de publicar! É comum que um ou outro errinho acabe passando, mas postagens cheias de erro espantam potenciais leitores assíduos!

Espero que vocês gostem das dicas! Muito sucesso pra todas e todos!

 —————————————————————————–

Nome : Bela Carapinheiro Välimaa
Idade : 26 anos
Naturalidade : Brasileira
Blog : A bela não a Fera
Especialidade do blog : Lifestyle
Rotina de Postagens : 5-6 dias por semana

Suas 5 dicas para blogueira iniciantes
1 – Não tente copiar o jeito e/ou conteúdo e/ou identidade visual de outros blogs. Seja quem você é e mostre isso para suas seguidoras
2 – Escreva corretamente. Se estiver na dúvida de uma palavra: google. Revise seu texto antes de postar! (se usar palavras em inglês, coloque em itálico, se citar alguém também)
3 – Não se importe com comentários porque a maioria é pedindo pra você voltar e visitar blogs. Se importe com o conteúdo, títulos criativos e que pessoas pesquisam na internet: a maioria delas não deixa comentário, só lê e vai embora xD
4 – Faça o máximo possível para usar fotos de sua autoria (acredite, fotografando bastante, aos poucos suas fotos ficarão cada vez mais lindas) e quando usar as fotos de alguém, dê os créditos.
5 – Escreva sobre o que gosta e crie novas coisas, tudo do seu dia a dia é interessante pra alguém! Não tenha medo de mudar a temática do blog sempre que quiser.

—————————————————————————–

Nome : Lena Reis
Idade : 45 anos
Naturalidade : Niterói, Rio de Janeiro, Brasil
Blog : Viajando no Blog
Especialidade do blog : Viagens
Rotina de Postagens : estou tentando 3 posts por mês, mas não tem sido fácil
Suas 5 dicas para blogueira iniciantes:
1 – Faça do backup de seu conteúdo um hábitoporque é a maneira de deixar o conteúdo que você cria guardado adequadamente.
2 – A qualidade e a veracidade do conteúdo de seu blog são importantíssimos, portanto se esforce para escrever bem, com padrão cada vez melhor, e fale a verdade.
3 – Redes sociais são poderosas para o bem e para o mal, então utilize com muito bom senso e criteriosamente.
4 – No seu blog, venda apenas o que você mesmo compraria, seja serviço, produto ou experiência. Não venda por vender, apenas. Venda para guardar coerência com o conteúdo de sua página.
5 – Não esqueça que blogueiros e blogueiras podem e devem ser amigos, mas que blogs de um mesmo segmento (qualquer segmento) são concorrentes, sim. E que “amigos, amigos – negócios à parte”. Esteja pronto para a hora em que o amigo/amiga se mostrar também um concorrente. Faz parte da blogosfera.

Estas foram as dicas maravilhosas dadas por essas blogueiras lindas e de um coração enorme. Muito obrigada por toda atenção e dedicação com as dicas tão valiosas que vocês prepararam para nós. Desejo-vos tudo de bom e muito sucesso pra vocês.

Queridas leitoras espero de coração que tenham gostado, deixe seus comentários, expresse o que achou, isso é muito importante para mim. Grande beijinho e até o próximo post.

 


72 comments on “Quer ser um blogger de sucesso ?”

  1. As dicas são incríveis! Já deixei meu caderninho do blog separado pra sempre anotar uma coisinha ou outra, além do mais, sinto que minha inspiração acaba sendo melhor aproveitada com papel e caneta, então sempre deixo guardadinho no fundo da bolsa.
    É importante ter paciência, ninguém chegou onde chegou de um dia para o outro, a caminhada muitas vezes é difícil, mas a gente sempre chega lá. Só não pode desistir.
    Sobre a escrita: esses dias fui visitar alguns blogs e, gente, você ler um texto com TODAS as palavras erradas e sem sentido algum (porque não existe nem a organização da frase) é desmotivador! Ninguém é o rei ou a rainha do português e por isso não custa nada tirar um tempinho pra estudar coisas básicas, né? É ensinamento pra vida, não só pro blog.
    Beijos

    • Pyetra fico muito feliz por ter gostado, eu aprendi muito com essas dicas e também tenho o hábito de andar com papel e caneta para anotar tudo quando é dicas e ideia que vem a minha cabeça . A escrita é muito importante , eu leio várias vezes o post ante de postar, dou do meu marido ler também kkk e mesmo assim às vezes escapole um errito ou outro. Beijinhos e obrigada pelo comentário .

    • Obrigada você querida pela sua simpatia e generosidade para com o próximo, que Deus abençoe e desejo todo sucesso do mundo para você , grande beijo 😘

  2. São dicas muito úteis a qualquer uma de nós. Acho que um blog requer dedicação, tempo e, acima de tudo, amor. Trabalhar sem ser por prazer, num blog, não resulta. É preciso encarar o nosso espaço como uma semente que precisa de ser regada para crescer!

    Beijinhos | http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    • Verdade querida, o amor faz com que agente supere muita coisa, eu sempre quis ter um blog mas tinha vergonha , tenho a mania de ter medo de errar e isso me priva de muitas coisas , mas o meu amor e vontade era tão grande que acabei por encarar. Estou amando tudo isso mesmo errado kkkk. É errando que se aprende neh, grande beijinho 💋

  3. Ótimas dicas. Observei que o networking entre blogueiras deve existir e é super eficaz pois a maioria das blogueiras do post deu isso como dica.
    Parabéns pelo post 👏👏👏

  4. Oieee, vim do grupo no face United Blogs e gostei muito das suas indicações sobre como ser uma blogueira de sucesso. Todos os comentários foram tão coerentes quanto realistas. Estou completando em janeiro 1 ano de blog e já senti o peso do desânimo e de como é um passo por vez nessa caminhada. Mas o que me conforta é saber que ao menos 1 pessoa é tocada por algo que eu falo por lá. bjs 🙂

    • Acredito sim que bate o desânimo, mas isso é como tudo na vida, nada é fácil num é mesmo ? Mas quando agente gosta temos mesmo que lutar.

    • Guria ? Um conheço esse jeito de falar kkk
      De onde você é linda ? Que que você gostou das divas e do blog, fico mega contente.
      Obrigada beijinhos .

  5. Adorei o post, só tem menina incrivel! Acompanho o blog da Sandra e adoro, ela é simplesmente maravilhosa. Vou acompanhar alguns outros blogs que indicou também, porque me identifiquei 😀 Sucesso!!

    • As meninas são mesmo incríveis e generosas, quiseram compartilhar connosco dicas maravilhosas como estas. Elas são uns amores pode as acompanhar que você vai gostar.
      Beijinhos

  6. Achei super massa mesmo essa ideia de juntar dicas de blogueiras mais experientes! Concordo que é super importante escrever somente das coisas que gostamos, além de também sempre deixar o blog e as redes atualizados. Beijão

  7. Olha, eu tenho blog desde 2012, ou seja 4 anos nesse mundão da internet blogando, e essas dicas são muito importantes messssssmo!!!! Somente o tempo e muito trabalho dá o reconhecimento, ser organizado e muitas outras dicas. O post foi bem bacana ☺

  8. Tenho blog desde da época do orkut (mas antes era escondido), sempre foi minha paixão, independente de gerar renda, ficar conhecido ou não. E eu digo, blogar não é brincadeira, quem não leva a serio se desanima e questão de meses já desiste.
    Eu amei o seu post porque além de dicas, por mais que eu já conhece várias delas, me fez conhecer novos blogs e eu acho incrível isso, diferente de tudo o que eu já vi por ai. Amei ♥♥♥

    http://www.maeeucresci.com

    • Nossa tens um blog desde a época do orkut , nossa isso é incrível , se hoje em dia com toda tecnologias e ferramentas que temos já é difícil , imagina na época do orkut. Meus parabéns. Eu fico muito feliz por ter gostado do post , fiz com muito amor e carinho e obrigada pela visita .

  9. Muito boas cada dica destas ainda mais a as de comentar em blogs que gostamos, acho que as vezes as pessoas acabam esquecendo de admirar o trabalho de outros também. Muito bom seu texto eu gostei, me ajudou! Super beijo

    • Eu só comento nos blogs que eu gosto , acho incrível como as pessoas conseguem ser falsas em comentar qualquer coisas em um blog que ela não gostou , comentar por comentar somente para ter algum retorno sabe, isso eu não faço porque não quero que façam no meu. Prefiro ter poucos comentarias mas que sejam comentários sinceros. Obrigada pela visita e aproveita o maximo essas dicas incríveis .

  10. O único blog do seu compilado que eu conhecia era o Paraíso da Leitura, mas já estou dando uma passadinha nos outros porque, pelas dicas, devem ser maravilhosos! Todas são muito válidas, e devem ser usadas por todas as blogueiras 🙂 acho que as que eu mais aplico na minha vida diária de blog são as de sempre fazer o post com amo e cuidado, e não tornar o blog uma obrigação!
    Adorei o post, :*

    • Conheça sim os outros blogs, são realmente incrível tenho certeza que vais gostar. Fazer um post com amor e carinho é tão gostoso neh? Acho que se um dia isso se tornar obrigação vai ser muito chato , tomara que isso nunca aconteça neh . Beijinhos obrigada pela visita .

  11. Só hoje conheci o teu blog e gostei muito das dicas que deixaste aqui e uma das coisas que marcou-me muito das dicas é que devemos ser reais e ser nós mesmas e tens toda a razão.

  12. Adorei!
    Não apenas as dicas, mas a forma como o post foi feito: coletivo!
    Escrever com e por amor, eu já faço isso, na verdade, esse é o principal toque no meu blog!
    Mas, preciso mudar o layout dele, deixar mais a minha cara!
    Beijos!

  13. Obrigada pelas dicas, adorei a forma que vc fez, interagindo com outras blogueiras, achei todas as dicas bem praticas.
    Adoro que sempre leio sobre a importancia da interação, pra mim é a melhor parte mesmo
    Beijos

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *